Raimundo nasceu no dia 1º de agosto de 1938, na zona rural de Goiás. Chegou a São Paulo com 23 anos. Foi jardineiro e vendedor de livros. É morador de rua desde 79, no mesmo local desde 96. Um verdadeiro poeta! Tem um diário e escreve suas “mini páginas”, que distribui para quem passa por ele. Todas têm data de nascimento e um número de série. Assina suas obras como “O condicionado”.
Quem sou eu

- Raimundo Arruda Sobrinho
- Escritor, poeta, sobrevivente! Morador de rua, uma pessoa incrível que nos tem muito a ensinar...
Raimundo e o frio...
O clima de frio e chuva desta semana em São Paulo me lembrou esta época no ano passado. Conheci Raimundo um mês antes e em julho, num dia como hoje, quando já estava pronta para dormir, resolvi ir até a Pedroso de Morais, na "ilha" que ele morava. Fazia muito frio e levei um cobertor, meias e uma luva para ele. Quando cheguei lá estava ele sentado no seu banquinho coberto com o seu plástico “bolha”, sua única proteção. E os pés descalços, na terra! Sem um agasalho, apenas sentado. Aproximei-me, ele levantou o plástico e eu comentei que não consegui ir dormir pensando em como ele estaria na rua, naquele frio. E perguntei: Raimundo você não está com frio? E ele sabiamente respondeu: “O frio e o calor são transitórios. O café esfria progressivamente. Nós não armazenamos nada”. Depois disso, o que falar? Apenas o abracei, pela primeira vez, o envolvendo com o cobertor que levei para ele. Foi um abraço com tanta energia que iluminou aquela noite tão fria...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sabe, o primeiro livro que li na vida foi "O Futuro da Humanidade: A Saga de Marcopolo". A partir deste, o meu desejo pela leitura se iniciou, e por esse desejo eu acabei conhecendo a página que vc havia dedicado ao Raimundo no Facebook...
ResponderExcluirQuando vi a primeira mini-página, nossa.. me apaixonei! Então eu li:
"Que é o interesse do leitor,
Pela vida do autor que ele leu?
E dos demais consumidores de tudo
Que o homem fez?"
Não dava para continuar ignorante quanto a vida do autor..
O que achei incrível ao me aprofundar na história do Condicionado (através das informações que vc nos deu), foi percebe que a história dele/sua se assemelha e muito a do primeiro livro que li e que me fez conhecer essa história. Não sei se vc já leu o mencionado livro. Eu aconcelho rsr..
É impossível dizer qual dos dois é mais incrível, mas o amor que entrelassou o caminho dos dois é um dos mais lindos que eu já tive o prazer de conhecer!! Que a alegria os acompanhe sempre, trazendo o alívio para as dores da vida, que sem dúvida, são inevitáveis.
De um eterno admirador de guerreiros tão grandiosos e valorosos quanto os dois!!!!
paz...
Parabéns por sua atitude moça! Você é um exemplo para todos nós!
ResponderExcluir