Quem sou eu

Minha foto
Escritor, poeta, sobrevivente! Morador de rua, uma pessoa incrível que nos tem muito a ensinar...

NO DIA SEGUINTE


No dia seguinte... voltamos para conversar com Raimundo!

Era hora do almoço e levei uma comidinha bem gostosa para ele. Ele gentilmente agradeceu, mas não abriu o pacote. Serenamente se levantou e guardou na sua "casinha".

Voltou ao seu banquinho, desmontou sua "escrivaninha" - composta por 2 latas de tinta enferrujadas - e nos deu para sentar.

Pronto, estávamos sentados com Raimundo!

Me chamou atenção um grande livro, confeccionado por ele (com capa de plástico e uma fivela também de plástico para fechar). Perguntei o que era.

"É meu Diário". Nos contou que escreve todos os dias - quando tem tempo - para registrar como foi o dia, pois esquece.

"O que passou e não volta mais. Assim, o diário conserva".

E o papo fluiu por quase uma hora. Nos contou que nasceu no dia 1º de agosto de 1938, na zona rural de Goiás, chegou a São Paulo com 23 anos. Foi jardineiro e vendedor de livros. É morador de rua desde 79, no mesmo local há 18 anos.

Raimundo se veste com sacos de lixo preto e sua "casinha"  é feita por sacos que ele artesanalmente foi costurando até fazer uma “cabaninha”.

Logo dá para perceber que ele é culto e leu muito. Ele fala com maestria a quantidade de livros que leu e diz que foram os livros que o salvou!

Enquanto estamos com ele, logo aparecem várias pessoas, de todos os tipos! Uma diversidade só!

Param carros para entregar comida e água, passam pessoas para presenteá-lo com papel, canetas, materiais de trabalho para ele... Buzinam carros e pessoas gritam "Profeta", "Poeta", "Raimundo".... Chegam outros moradores de rua e logo percebi o que Raimundo faz com a maioria das coisas que recebe (para não dizer quase a totalidade) ele distribui....

Raimundo recebe e distribui!

E a partir deste dia, Raimundo entrou na minha história e passei a querer vê-lo e a falar sobre ele para as pessoas.

Como um homem pode estar há tanto tempo naquelas condições e se manter tão integro? Qual a história de vida do Condicionado? O que ele tem a nos ensinar? O Choque e a integração entre a mais alta e a mais baixa sociedade (como ele diz)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário